quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A partida (Okubirito, Japão, 2008).


Esqueça por duas horas e pouco tudo o que você sabe sobre cinema ou está acostumado a ver nas telas do país. O filme A partida, com elenco, roteiro, produção e direção japoneses , é, com certeza, uma experiência cinematográfica diferente e encantadora. A começar pela língua. Os diálogos em japonês causam um certo desconforto no início, quase como não se compreendesse o que está sendo dito, mesmo com as legendas logo abaixo para ajudar. Passado o impacto inicial, há que se adaptar também com a estética e a atuação dos atores. Com seus dentes desalinhados e ruguinhas - rostos humanamente distantes da perfeição holiwoodiana - interpretam de uma maneira comedida e precisa e com um humor leve, delicado, quase inocente.

São esses ingredientes que ajudam a tornar tão bela a história de Daigo (Masahiro Motoki), um jovem violoncelista que perde seu emprego após a dissolução da orquestra em que trabalhava, em Tóquio. Ele volta para a sua cidade natal em busca de emprego e começa a trabalhar, por um descuido de impressão em um anúncio de jornal, em uma agência funerária. O bom salário faz com que Daigo permaneça no emprego, o que trará conflitos, já que a atividade é considerada repulsiva pela maioria das pessoas da cidade e até mesmo pela esposa do rapaz. Sozinho, ele começa a perceber a beleza dos rituais funerários japoneses. A preparação de alguém que já morreu para “partir” faz com que o personagem reflita sobre a própria vida.

A fotografia do filme é linda, linda, linda e nos revela paisagens do interior do Japão durante o inverno. A trilha sonora é muito bonita e cativante. Destaque para o solo de violoncelo, que Daigo repete algumas vezes durante o filme e marca as cenas mais intensas.

Recomendo. Enche os olhos e a cabeça, por revelar aspectos da cultura japonesa e fazer, de uma forma sutil, tranqüila, refletir sobre a vida e a morte.


Veja o trailler aqui.


Ficha Técnica
Gênero: Drama
Direção: Yojiro Takita
Atores: Masahiro Motoki , Tsutomu Yamazaki , Ryoko Hirosue , Kazuko Yoshiyuki , Kimiko Yo
Duração: 130 min
Site oficial: www.departures-themovie.com

Premiações:
Melhor Filme Estrangeiro – Oscar (2009)
Grand Prix Des Amériques – Festival de Montreal
Melhor Filme/Júri Popular – Festival de Palm Springs


Nenhum comentário: